WoPhO
Entendendo Melhor a WoPhO
Entenda a WoPho!
por Cássio dos Santos Sousa
https://www.wopho.org/ - WoPhO, Bali - Indonésia
Pense em uma olimpíada internacional. Como toda boa olimpíada internacional, você precisa ter, necessariamente, competidores, países diversos, uma banca examinadora, líderes de diversos lugares que discutam e traduzam provas, e é claro, quem as faça, entre outros "cargos". Agora pense em uma olimpíada que se constrói de um dia para o outro, na qual NADA foi exatamente bem explicado. Junte uma organização incipiente, uma proposta MUITO legal, premiações EM DINHEIRO e problemas de física de nível APhO/IPhO, e você terá uma WoPhO!
Existem vários "passos", todos meio confusos a uma primeira vista, mas LINDOS quando vistos em conjunto:
Fases (Rounds/Competitions): para chamar todos que possam corrigir, participar de júris, competir, enviar questões, e outros afins, a WoPhO é separada em fases, ou rounds, cada round com suas próprias características e critérios, e também tendo sua própria competição interna;
Selection round (round de seleção): seria uma primeira parte. A seleção aqui é dos alunos que responderem a questões fornecidas pela própria banca organizadora da WoPhO e participarão da Fase Final. Aqui participam alunos até o Ensino Médio, de até 20 anos no fim de junho do ano de realização, nesse caso 2011.
As questões deles já foram fornecidas, podendo ser acessadas no site https://www.wopho.org/
Todos os alunos do Ensino Médio podem participar, mandando suas respostas diretamente para a organização. após se registrarem como competidores para este round. As respostas são necessariamente INDIVIDUAIS, e todas as fontes de consulta são permitidas, contanto que referências e itens como figuras, gráficos e afins tenham suas referências tomadas e seus esquemas todos detalhados para a banca. Respostas em Inglês, Língua Indonésia, Chinês ou Russo. Envio até 30 de junho de 2011, no fuso horário indonesiano do oeste (GMT + 7h)
Cada questão (dez no total) valem até 10 pontos cada, de acordo com a correção de cada resposta enviada. Os 100 melhores alunos escolhidos pelo júri serão convidados para Báli, Indonésia, com todas as despesas pagas pelo júri, para o Final Round, onde farão uma prova final, sendo maioria e competindo junto com os melhores (medalhistas de prata/ouro) da APhO/IPhO e alunos do 1º ano da faculdade, num verdadeiro espírito olímpico!
Problem Competition (envio de problemas): essa fase, no caso uma segunda (para mim, ao menos), leva em conta a confecção de problemas para o Final Round da WoPhO, no fim desse ano. Aqui, pessoas de TODAS as idades estão convocadas! Podem vir professores, ex-alunos de APhO/IPhO, team leaders de olimpíadas internacionais, ou QUALQUER UM que esteja interessado.
Aqui, não é prezada a resolução de problemas, mas sim a CONFECÇÃO deles! Aqui a coisa muda um pouco de ambiente: a questão deve ter início, meio, fim e resposta ao ser enviada. Pode abranger dois tipos de formatos: Teórico (questão escrita, com esquema de perguntas e respostas bem organizado e detalhado) e Experimental (com protótipos detalhados dos experimentos e roteiro bem organizado).
Não há limite para o envio de questões, tendo como limites apenas a individualidade das questões (sem respostas em grupo) e a originalidade das questões (jamais vistas em competições oficiais de qualquer tipo, preferencialmente nem em parte). Os critérios de língua a serem colocados são os mesmos das respostas do Selection Round, e os critérios todos podem também ser vistos no site https://www.wopho.org/
Aqui são prezadas as questões que façam um aluno pensar, agir, refletir, puxar soluções de todos os seus conhecimento, ter "sacadas", e é claro, tenham como possibilidade que um aluno de competições APhO/IPhO saiba resolver essas questões no prazo dado por estas mesmas provas. Cinco destas questões (três teóricas e duas experimentais) serão escolhidas para serem respondidas pelos competidores do Final Round.
Os prazos finais são para 30 de março (questões de experimental) e 30 de junho (questões teóricas). As melhores questões enviadas (mesmo aquelas não escolhidas)receberão prêmios em dinheiro (indo de 1000 dólares a 25000 dólares!), medalhas, certificados, e a chance de participar do júri da WoPhO com todas as despesas pagas para o Final Round!
Discussion round (rodada de discussões): seria logo após o Selection Round (1º de julho), para a escolha dos 100 que vão para o Final Round. Essa parte será feita por pessoas do júri e participantes DA WoPhO, para discutir perguntas e respostas de questões enviadas pelo Selection Round e outras enviadas por pessoas do mundo todo, desde que estejam a nível de competição olímpica. Será aberto também um fórum de discussões para TODOS aqueles interessados em Física, o qual será o estopim para discussões futuras de todos os interessados.
Mesmo que só possa ser aberto a partir de 1º de julho, o site é https://www.wopho.org/
Final Round (rodada final, enfim): após um ano de discussões, perguntas, respostas e seleções, serão escolhidos 100 alunos vindos do Selection Round, medalhistas de prata ou ouro vindos de APhO/IPhO, alunos do primeiro ano da faculdade eleitos pelo Conselho Internacional E alunos convidados vindos dos países (máximo 10 por país) para participar do Final Round em Báli, Indonésia, no FIM desse ano (Natal e Ano Novo, época geral de férias escolares para todos os países).
Nesta fase, tais alunos farão provas de caráter semelhante ao de APhOs e IPhOs, com a exceção de que suas cinco questões virão diretamente do Problem Competition. Os melhores colocados receberão medalhas de ouro, prata e bronze de acordo com sua nota (dada em função da maior nota atribuida). Não serão dadas menções honrosas (para mim, estar lá já seria a maior das honras!)
O link desta rodada está em https://www.wopho.org/final.php
No mais é só. As demais informações podem ser encontradas no site da olimpíada, aqui só tentei esclarecer os detalhes da competição em Português, para que mais e mais pessoas tenham curiosidade em participar. O convite está feito para todos que se interessarem!