Arquivo

Entrevistas

05/10/2010 20:34

Em breve teremos aqui no site entrevistas com alunos que foram para olimpíadas internacionais ou que são destaques em nacionais, para descobrir mais sobre suas histórias de vida, como eles recomendam estudar e afins. Aguarde.

 
    Para sugerir entrevistados mande um email para webmaster@olimpiadascientificas.com
>>

Calendário de Olimpíadas

03/10/2010 18:18

Para você não perder provas, e organizar melhor seu tempo, está aqui no site uma nova página, com um Calendário das olimpíadas científicas.

 

 

 

 
>>

Olimpíadas Internacionais

24/09/2010 22:37

Praticamente todo estudante que participa das olimpíadas deseja um dia participar de uma competição internacional e representar o Brasil. Segue abaixo uma lista das principais Olimpíadas Internacionais e como participar delas.
escrevendo…

 

Olimpíadas Internacionais de Matemática :

Olimpíada Internacional de MatemáticaOlimpíada Internacional de Matemática (IMO) -

É a mais importante competição internacional, realizada desde 1959. Participam dessa competição cerca de 100 países de todo o mundo, representados por equipes de até 6 estudantes secundários ou que não tenham ingressado na Universidade ou equivalente na data da celebração da Olimpíada.

Olimpíada Iberoamericana de MatemáticaOlimpíada Iberoamericana de Matemática (OIM)- É uma competição internacional da qual participam os países da América Latina, Espanha e Portugal, representados por equipes de até 4 estudantes que não tenham feito 18 anos de idade em 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à celebração da Olimpíada e que não tenham participado anteriormente em duas OIM.

Olimpíada de Matemática do Cone Sul-É uma competição internacional da qual participam os países da porção meridional da América do Sul, representados por equipes de 4 estudantes que não tenham feito 16 anos de idade em 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à celebração da Olimpíada.

Processo de seleção para IMO, Ibero e Cone Sul: participam todos os alunos premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou menções honrosas na OBM do ano imediatamente anterior ao processo de seleção.  Será avaliado o desempenho do estudante pelo resultado na OBM, pelas provas de seleção e pelas listas de treinamento.

 

Olimpíada de Maio (OMA)- É uma competição realizada para jovens alunos, disputada em dois níveis (Nível 1: para alunos até 13 anos e Nível 2: para alunos de até 15 anos), por países da América Latina, Espanha e Portugal. No Brasil a olimpíada de maio é aplicada apenas àqueles aos alunos que tenham sido premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas) ou tenham sido selecionados pelo coordenador regional. As provas dos alunos selecionados estão sendo enviadas para a comissão organizadora na Argentina onde será dada a classificação final.

Canguru MatemáticoCanguru Matemático - Canguru Sem fronteiras- Prova para auto-avaliação realizada em diversos países. Não há divulgação de colocação, nem premiação.

Asian Pacific Mathematics Olympiad (APMO)- Competição realizada aproximadamente da mesma maneira que a olimpíada de maio.  É uma competição de caráter internacional realizada em diversos países asiáticos e da America dedicada a estudantes do Ensino Médio. No Brasil a olimpíada APMO é aplicada apenas àqueles aos alunos que tenham sido premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas). As provas dos alunos selecionados são enviadas para a comissão organizadora no Japão onde é dada a classificação final.

Romanian Master in Mathematics - Competição de matemática em que participam apenas os melhores países do mundo em matemática. em 2010 o Brasil participou pela primeira vez. Dizem ser mais difícil que a IMO.

Olimpíada Rio Platense de Matemática - Olimpíada de Matemática realizada entre alguns países da América do Sul. Processo de seleção realizado pela OPM.

 

 

 

Olimpíadas Internacionais de Física:

IPhO- Olimpiada Internacional de Física. Para participar do processo de seleção é necessário ser ouro na OBF (9 ano), prata (1 colegial), ou um dos 10 primeiros colocados (2 colegial).

OIbF- Olimpíada Iberoamericana de Física. Para participar do processo de seleção é necessário ser ouro na OBF (9 ano), prata (1 colegial), ou um dos 10 primeiros colocados (2 colegial).

IYPT- Torneio dos Jovens Físicos. Competição em equipe com 17 problemas experimentais de resultado abert. Processo de seleção realizado pela IYPT Br. Um site com dicas da IYPT .

 

Olimpíadas Internacionais de Química:

IChO- Olimpíada Internacional de Química. Processo de seleção feito através das fases 4 a 6 da OBQ.

OIAQ- olimpíada Iberoamericana de Química. Processo de seleção feito através das fases 4 a 6 da OBQ.

 

Olimpíadas Internacionais de Robótica:

Robocup- Torneio de robótica com as modalidades: Dance, Recue e Soccer. Para partcicipar você deve ganhar a OBR(Olimpiada Brasileira de Robótica) ou a CBR (Competição Brasileira de Robótica).

 

Olimpíadas Internacionais de Informática:

IOI- Olimpíada Internacional de Informática. Processo de seleção feito através das provas da modalidade "programação nivel 2" da OBI.

 

Olimpíadas Internacionais de Biologia:

IBO- Olimpíada Internacional de Biologia. Processo de seleção realizado através da OBB, Olimpíada Brasileira de Biologia.

OIAB- Olimpíada Iberoamericana de Biologia. Processo de seleção realizado através da OBB, Olimpíada Brasileira de Biologia.

 

Olimpíadas Internacionais Multidisciplinares:

IJSO- Olimpíada Internacional de Ciências Junior. Processo de seleção realizado pela competição IJSO Br.

 

Olimpíadas Internacionais de Astronomia:

IAO- Olimpíada Internacional de Astronomia

OLAA- Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

 

Fontes: https://www.obm.org.br/

 

 

>>

Olimpíadas científicas Brasileiras das Escolas Publicas

24/09/2010 22:34

Existem no Brasil também as olimpíadas científicas brasileiras das escolas pública, nas quais apenas os alunos da rede pública de ensino podem participar. Segue uma lista com as mais conhecidas:

OBMEPOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública (OBMEP) – Competição de Matemática.

 

OBFEPOlimpíada brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)- Competição de física para alunos de 8ª série (9º ano) a 3ª colegial.

 

OLPOlimpíada da Língua Portuguesa-

 

 

>>

Por que Participar das Olimpíadas Científicas

24/09/2010 14:34

Algumas pessoas me perguntam por que participar dessas competições e bem... motivos não faltam. Segue uma lista de 10 motivos que eu considero importantes.

  1. São desafiadoras. Não adianta negar: desafios são divertidos. Lembra um jogo que você jogou muitas e muitas vezes tentando passar de uma determinada fase? Se ele fosse muito fácil, você não teria gostado tanto dele e provavelmente sequer se lembraria dele.
  2. São uma oportunidade de você se aprofundar em uma matéria que você se interesse. Gosta de fazer contas, treinar o raciocínio e de matemática? Gosta de computadores e gostaria de aprender mais sobre programação? De entender como “funciona”  vida, como são os seres vivos e como é o seu corpo? Do mundo invisível dos átomos e de como eles se organizam para formar tudo o que vemos ao nosso redor? De saber as características dos lugares e do que está acontecendo em nosso planeta? De saber a história de nosso país? Gostaria de tentar construir um robô? De como funcionam as leis da física, que regem todo o nosso universo?  Por que não se aprofundar nessa matéria e  fazer uma prova sobre apenas essa matéria que você gosta?
  3. Bolsas de Estudo. Quer ganhar uma bolsa de estudo em algum colégio particular? Diversos colégios oferecem bolsas que variam de 40% a 100% para alunos premiados em olimpíadas, o que pode significar uma economia de até cerca de R$1.700,00 em determinados colégios da capital paulista.
  4. Abrem portas. Nessas competições vocês podem conhecer professores das principais universidades do país, destaques em competições internacionais, diretores de colégios que são destaques no Brasil, etc. São muitas as oportunidades que você irá ter.
  5. Faculdade no Exterior. Já pensou em estudar em Harvard, Oxford, Princeton, MIT, Cambridge, etc? As suas chances de ser aceito aumentam em muito se você for premiado em uma olimpíada internacional, indo representar o Brasil no exterior, e até mesmo, sendo um dos destaques nas competições brasileiras.
  6. Currículo. Sempre é bom ter um bom currículo, nunca se sabe quando você pode precisar, e essas competições melhoram e muito o seu currículo escolar.
  7. Amizades. Nessas competições você sempre conhece muitas pessoas novas e faz vários amigos.
  8. Te diferenciam. Quantas pessoas você conhece que participam de olimpíadas científicas? Podem até ser muitas, mas com certeza são menos do que a quantidade de pessoas que você conhece que não participam.
  9. Treinamento para o Vestibular. Ao realizar estas provas você inevitavelmente está se preparando para um vestibular, pois elas possuem nível semelhante,  quando não superiores, as dos principais vestibulares brasileiros.
  10. Melhoram o seu rendimento escolar. Estudar para elas é igual se preparar para correr uma maratona: quando você se prepara para correr uma maratona, uma corrida de 1,5 km não será nenhum desafio para você, e o mesmo acontecerá com essas matérias na sala de aula.

 

 Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho

 
>>

Olimpíadas Científicas Paulistas

24/09/2010 14:25

Como sabem, eu sou Paulista, então também irei citar as principais competições do meu estado.

Olimpíada Paulista de Matemática- OPMOlimpíada Paulista de Matemática (OPM)- Competição de matemática para alunos de 5ª série (6º ano) a 2º colegial (me disseram que eles não permitem que o 3º colegial participe pois eles devem estudar para o vestibular, não para essa prova). Cai a matéria da escola, mas em um nível mais alto. Recomendo estudar: estar craque na matéria da escola da sua série e da série seguinte e ver algumas provas anteriores para saber o que te espera. Premiação: Medalha, camiseta amarela (medalha de ouro), prêmio aleatório (bolsa, pen drive, etc) e poder participar do processo de seleção para a Olimpíada de Matemática Rioplatense.

Olimpíada Paulista de Física - OPFOlimpíada Paulista de Física (OPF)-Competição de física para alunos de 5ª série (6º ano) a 3º colegial. Considero essa prova de um nível um pouco superior a Olimpíada Brasileira de Física. Recomendo estudar a matéria que está escrito no regulamento(item 8.0 – Programa) através dos livros utilizados na sua escola ou pela web. Para aqueles que realmente quiserem se aprofundar no assunto, recomendo o mesmo que está escrito no post da OBF. Premiação: Certificado, medalha, troféu para os professores que tiveram mais que uma certa quantidade de alunos premiados, livro sobre as Olimpíadas Paulistas de Física e algumas vezes há sorteio de outros prêmios, como livros.

Olimpíada Paulista de Química- OQSP - OPQOlimpíada Paulista de Química (OQSP)-Competição de química para alunos do ensino médio. É necessário ser premiado nessa prova para poder participar da Olimpíada Brasileira de Química. Há 3 maneiras de participar da OBQSP. A primeira é escrever uma redação (mais informações no site) e enviar para eles. A segunda é ser um dos treineiros de exatas na Fuvest com a maior nota em química na segunda fase. A terceira é sendo premiado na Olimpíada Regional de Química de Ribeirão Preto. Premiação: Medalhas e prêmios em dinheiro, sendo que o primeiro lugar do terceiro colegial ganha o “Prêmio Prof. Geraldo Vicentini” (R$1.000,00).

Olimpíada de Matemática da Unicamp= OMUOlimpíada de Matemática da Unicamp (OMU)- “Porque se sujar faz bem” haha, não resisti a fazer essa piada haha. Competição de matemática destinada a alunos do Ensino médio. O próprio site possui uma sessão chamada banco de questões para facilitar para os alunos estudarem. Premiação: medalhas.

 

Artigos relacionados:

Olimpíadas Científicas Brasileiras

Por que Participar das Olimpíadas Científicas

Olimpíadas científicas Brasileiras das Escolas Publicas

Olimpíadas Internacionais

 

 

 
>>

Olimpíadas Científicas Brasileiras

24/09/2010 14:11

Vou escrever sobre um assunto sobre o qual procurei muito na internet, mas apenas encontrava sites específicos, nada que falasse resumidamente sobre todas.

Existem diversas olimpíadas científicas no Brasil, segue uma lista das principais:

Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMOlimpíada Brasileira de Matemática  (OBM)- Competição de matemática, na qual participam alunos de 5ª série (6ºano) do ensino fundamental a alunos do 3º ano do ensino médio. Provas de alto nível, realizada em 3 fases, a primeira no primeiro semestre e as outras duas no segundo.  Recomendo estudar fazendo as provas dos anos anteriores e através das revistas eurekasPremiação: medalhas, certificados, livros, poder participar do processo de seleção para as internacionais de matemática do ano seguinte, uma semana de aulas de matemática em janeiro (semana olímpica \o/ , uma semana muito divertida de se ir; os artigos dessa semana também são uma ótima fonte de estudos).

Olimpíada Brasileira de Física- OBFOlimpíada Brasileira de Física  (OBF)- Competição de física na qual participam alunos de 8ª série ( 9ºano) a 3º colegial. Provas de um nível não tão alto ( é possível resolvê-la sabendo a matéria de física do colegial, sem necessidade de saber muita matéria extra), realizadas em 3 fases, todas no segundo semestre. Recomendo estudar lendo a matéria de física do livro utilizado em sua escola no terceiro colegial, vendo algumas provas anteriores, e, se você já tiver feito isso, estudar pelos livros “Halliday-Resnick” ou “Tipler“, e caso queira um verdadeiro desafio, como quando irá realizar uma prova de seletiva para as internacionais de física, recomendo os livros do “Moyses Nussenzveig“, acompanhado pelo Halliday ou Tipler ( para facilitar a compreensão) e livros de exercícios como o Saraeva ou Irodov. Só relembrando que isso não é necessário quando se vai realizar apenas a OBF, e sim quando também irá participar da seletiva para as internacionais.   Premiação: Medalha, certificado, poder participar da seletiva para as internacionais de física( ouros da 8ª série, ouros e pratas do 1º colegial, 10 primeiros do segundo colegial), aumentar em muito as suas chances de ser selecionado para participar da Escola de Física Contemporânea (EFC).

OBQOlimpíada Brasileira de Química Junior (OBQJR)- Competição de química para alunos da 7ª e 8ª série (8º e 9º ano) realizada em duas fases no segundo semestre do ano. Prova de um nível intermediário, a prova em si é fácil, mas cobra o assunto do colegial para os alunos do fundamental. Para a primeira fase recomendo estudar os métodos de separação de misturas, os modelos atômicos e o nome dos principais grupos. Para a segunda, recomendo estudar por um livro do colegial de química inorgânica e fazer algumas das provas anteriores. Premiação: Medalha, certificado e poder participar da Olimpíada Brasileira de Química( Ensino médio) no ano seguinte.  Curiosidade: a OBQ só permite a participação de alunos do ensino médio, mas se você for premiado na sétima série na OBQJR, você pode participar de ambas na oitava série, devido a participação na OBQ ser um dos prêmios da OBQJR.

Olimpíada Brasileira de Astronomia- OBAOlimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)-  Competição de Astronomia e Aeronáutica para alunos de 1ª série do ensino fundamental a 3º ano do ensino médio, embora essas matérias,normalmente, não sejam efetivamente cobradas na prova. Prova de um nível relativamente fácil, se comparada com a das outras olimpíadas, com a maioria das questões sendo de lógica, física, geografia ou matemática. Só possui uma fase, realizada no primeiro semestre. Recomendo estudar resolvendo as provas de alguns anos passados, e , caso você vá fazer a prova do ensino médio, decorar as 3 leis de Kepler. Premiação: Medalha, certificado para o aluno e para a escola, premios diversos para a escola com alunos premiados ( minha escola nunca recebeu nada, mas eles dizem que enviam) e para os melhores alunos da oitava série e do colegial, poder participar da Escola de Astronomia( Jornada Espacial), curso de duração de uma semana, que tem por objetivo preparar alguns alunos selecionados para a seletiva para a Olimpíada Internacional de Astronomia ( não posso dar mais detalhes, esse é o primeiro ano que fui convidado, e ela ainda não foi realizada).

Olimpíada Brasileira de Química- OBQOlimpíada Brasileira de Química (OBQ)- Competição de química para alunos do 1º,2º e 3º colegial, realizada em 6 fases, sendo duas delas realizadas por outra competição, como a Olimpíada Brasileira de Química Junior(OBQJR) ou Olimpíada de (Seu Estado aqui) de Química. Para participar dela, você deve ser premiada na olimpíada de seu estado de química no ano anterior ou da OBQJR. Recomendo estudar: ( ainda estou escolhendo livros, mas) pelo livro de química do Peter Atkins e Loretta JonesPrincípios de Química. Premiação: medalha, certificado, integrar a equipe brasileira para as olimpíadas internacionais de química.

Olimpíada Brasileira de HistóriaOlimpíada Nacional em História do Brasil( ainda sem sigla, espero que fique OBH- olimpíada brasileira de história )- Prova interessante, realizada em equipe e pela internet. Várias fases, os alunos tem tempo de pesquisar e perguntar a professores sobre as questões, com exceção da fase final, que é uma prova presencial, na qual o professor representante da equipe não pode participar. Premiação:medalha, certificado e certificado para a escola.

Olimpíada Brasileira de GeografiaOlimpíada Brasileira de Geografia (OBG) - Não sei direito como é essa competição. Mais informações, aqui.

IJSO BrasilOlimpíada Internacional de Ciências Junior Brasil (IJSO Br) – Prova de física, química e biologia realizada em duas fases, ambas no segundo semestre. Podem participar alunos de todas as séries, desde que tenham 15 anos ou menos até 31 de dezembro do ano de realização da prova. Cai a matéria de 1º, 2º e 3º de física, química e biologia. Eles não cobram matéria extra. Recomendo estudar: Ler o livro de física, química e biologia do terceiro colegial da sua escola e resolver provas anteriores. Premiação: Medalha, certificado e fazer parte da equipe que irá representar o Brasil na IJSO ( International Junior Science Olimpiad) ( é muito divertida!  Imagina 200 adolescentes de todas as partes do mundo no mesmo hotel?  

Olimpíada Brasileira de BiologiaOlimpíada Brasileira de Biologia (OBB)- Prova de biologia realizada para alunos do 1º,2º e 3º colegial. Prova de um nível alto, que cai matéria de 1º, 2º e 3º colegial e conteúdo extra ( normalmente visto ensino superior). Recomendam estudar: ( nunca utilizei esses livros, estou apenas repetindo o que me disseram) os livros de biologia de “Sônia Lopes” e “Amabis” e utilizar o livro “dicionário etimológico e circunstanciado de latim” para entender o radical das palavras. Premiação: compor a equipe brasileira para as olimpíadas internacionais de biologia (não, eles não premiam com medalhas ou certificados).

Olimpíada Brasileira de Informática- OBIOlimpíada Brasileira de Informática (OBI)- Olimpíada de lógica para 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) e de programação para os de 1º,2º,3º colegial, mas os do fundamental também podem participar na modalidade programação. Recomendo estudar para as modalidades de iniciação (ensino fundamental), como não da pra estudar lógica, fazer as provas dos anos passados. Para a modalidade programação nível 1 (1º e 2º colegial) todos recomendam estudar C em vez de Pascal, mas eu fiz as apostilas do site da OBI sobre pascal e consegui ser o primeiro ouro, então, particularmente, recomendo fazer as apostilas do site da OBI, a não ser que você tenha aulas de programação ou encontre alguma outra fonte boa de estudo. Para a modalidade programação nível 2, recomendo conseguir resolver vários exercícios do SPOJ e ler alguns artigos sobre programação dinâmica ( PD) e sobre grafos na programação (busca em largura, busca em profundidade, etc)

Olimpíada Brasileira de Robótica- OBROlimpíada Brasileira de Robótica (OBR)- Competição de robótica subdividida em duas modalidades teóricas (Teórica e Duathlon) e uma prática. Na modalidade teórica participam alunos de 1ª a 8ª série (6º ao 9º ano). Na modalidade Duathlon participam Alunos do ensino médio que nunca tenham participado da construção de algum robô. Na modalidade prática todos podem participar. Recomendo estudar: para as modalidades teóricas, realizar as provas anteriores, pois a matriz de referência não é muito objetiva. Na modalidade prática, recomendo tentar iniciar um projeto de robótica, se sua escola não possuir um (embora seja um pouco difícil de fazer isso). Um dos melhores sites de robótica que eu já acessei, que ensina a fazer robôs, qual peça, programa, etc usar, é esse. Premiação: medalhas, certificados e os 26 melhores na fase 1 da categoria Duathlon ganham um minicurso de robótica.

IYPT Br Tornio dos Jovens FísicosInternational Young Phisics Tournament Brasil (IYPT Br)- Competição de física diferente, em que, no lugar de provas há “Physics Fight“, os alunos discutem os problemas em uma espécie de duelo entre equipes. Eles recebem os problemas (normalmente práticos, mas que necessita de conhecimento da teoria pra resolver) com grande antecedência para podere fazer pesquisas e experimentos. É realizada em equipes de 3 a 5 integrantes do ensino médio, podendo ser de escolas diferentes. Premiação: Medalha, certificado e integrar a equipe que irá representar o Brasil na IYPT (internacional)

 

Torneio Virtual de Química (TVQ)- Torneio de química para alunos do ensino médio. Duas fases são realizadas pela internet, com duração de 4 semanas (para poder pesquisar) e uma fase presencial. Premiação: medalhas, certificados e material de estudo.

 

Olimpíada Brasileira da Saúde e Meio Ambiente (OBSM)- Você deve fazer um trabalho sobre Saúde e meio ambiente (mais detalhes no site). Premiação: Medalhas, placas e uma viagem de 3 dias ao Rio de Janeiro.

 

Desafio Nacional Acadêmico- Competição online em equipe em que deve, através de pesquisa, resolver diversos desafios.


Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) -

 

Artigos relacionados:

Por que Participar das Olimpíadas Científicas

Olimpíadas Científicas Paulistas

Olimpíadas Científicas Brasileiras das Escolas Publicas

Olimpíadas Internacionais

 

 

>>

Hello world!

21/09/2010 16:40

Olá!

Neste primeiro post quero dizer algumas palavras sobre mim e sobre o que pretendo postar neste blog.

Meu nome é Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho, 15 anos, estudante do ensino médio de uma cidade do interior paulista, Lins. Gosto de participar de competições científicas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Física, gosto de animes, eletrônicos, vídeos engraçados, jogos em flash etc.

Vou postar informações sobre essas competições, dicas sobre fontes de estudo, sobre programas para computadores, algumas tablaturas para gaita (se eu conseguir tirar de ouvido),  livros, links para sites que eu recomendo e afins… Talvez escreva alguns posts em inglês para treinar.

Espero que alguém um dia faça proveito das informações aqui contidas.

[]s

Ivan Tadeu

 
>>

Blog

15/09/2010 20:48

Olá!

 

Eu sempre quis criar um blog, mas nunca soube sobre o que escrever ou sobre como fazê-lo, então esses dias enquanto navegava na internet procurando sobre algumas olimpíadas estudantis, pensei: por que ninguém ainda criou um site que falasse sobre todas elas, dando dicas de material de estudo, falando sobre as datas das provas, locais e tudo mais?  Logo, eu mesmo comecei a criar um sobre Olimpíadas Ciêntíficas no wordpress.com, mas havia muitas poucas opções de personalização, otimização da página e coisas do tipo, por isso criei está página no Web Node, onde espero ter uma maneira melhor de postar o conteúdo.

Nos próximos posts segue o conteúdo do antigo blog.

Ivan Tadeu

 
>>
Todos os artigos

Itens: 141 - 149 de 149

<< 11 | 12 | 13 | 14 | 15

Pesquisar no site

Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike