Vou escrever sobre um assunto sobre o qual procurei muito na internet, mas apenas encontrava sites específicos, nada que falasse resumidamente sobre todas.
Existem diversas olimpíadas científicas no Brasil, segue uma lista das principais:
Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)- Competição de matemática, na qual participam alunos de 5ª série (6ºano) do ensino fundamental a alunos do 3º ano do ensino médio. Provas de alto nível, realizada em 3 fases, a primeira no primeiro semestre e as outras duas no segundo. Recomendo estudar fazendo as provas dos anos anteriores e através das revistas eurekas. Premiação: medalhas, certificados, livros, poder participar do processo de seleção para as internacionais de matemática do ano seguinte, uma semana de aulas de matemática em janeiro (semana olímpica \o/ , uma semana muito divertida de se ir; os artigos dessa semana também são uma ótima fonte de estudos).
Olimpíada Brasileira de Física (OBF)- Competição de física na qual participam alunos de 8ª série ( 9ºano) a 3º colegial. Provas de um nível não tão alto ( é possível resolvê-la sabendo a matéria de física do colegial, sem necessidade de saber muita matéria extra), realizadas em 3 fases, todas no segundo semestre. Recomendo estudar lendo a matéria de física do livro utilizado em sua escola no terceiro colegial, vendo algumas provas anteriores, e, se você já tiver feito isso, estudar pelos livros “Halliday-Resnick” ou “Tipler“, e caso queira um verdadeiro desafio, como quando irá realizar uma prova de seletiva para as internacionais de física, recomendo os livros do “Moyses Nussenzveig“, acompanhado pelo Halliday ou Tipler ( para facilitar a compreensão) e livros de exercícios como o Saraeva ou Irodov. Só relembrando que isso não é necessário quando se vai realizar apenas a OBF, e sim quando também irá participar da seletiva para as internacionais. Premiação: Medalha, certificado, poder participar da seletiva para as internacionais de física( ouros da 8ª série, ouros e pratas do 1º colegial, 10 primeiros do segundo colegial), aumentar em muito as suas chances de ser selecionado para participar da Escola de Física Contemporânea (EFC).
Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQJR)- Competição de química para alunos da 7ª e 8ª série (8º e 9º ano) realizada em duas fases no segundo semestre do ano. Prova de um nível intermediário, a prova em si é fácil, mas cobra o assunto do colegial para os alunos do fundamental. Para a primeira fase recomendo estudar os métodos de separação de misturas, os modelos atômicos e o nome dos principais grupos. Para a segunda, recomendo estudar por um livro do colegial de química inorgânica e fazer algumas das provas anteriores. Premiação: Medalha, certificado e poder participar da Olimpíada Brasileira de Química( Ensino médio) no ano seguinte. Curiosidade: a OBQ só permite a participação de alunos do ensino médio, mas se você for premiado na sétima série na OBQJR, você pode participar de ambas na oitava série, devido a participação na OBQ ser um dos prêmios da OBQJR.
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)- Competição de Astronomia e Aeronáutica para alunos de 1ª série do ensino fundamental a 3º ano do ensino médio, embora essas matérias,normalmente, não sejam efetivamente cobradas na prova. Prova de um nível relativamente fácil, se comparada com a das outras olimpíadas, com a maioria das questões sendo de lógica, física, geografia ou matemática. Só possui uma fase, realizada no primeiro semestre. Recomendo estudar resolvendo as provas de alguns anos passados, e , caso você vá fazer a prova do ensino médio, decorar as 3 leis de Kepler. Premiação: Medalha, certificado para o aluno e para a escola, premios diversos para a escola com alunos premiados ( minha escola nunca recebeu nada, mas eles dizem que enviam) e para os melhores alunos da oitava série e do colegial, poder participar da Escola de Astronomia( Jornada Espacial), curso de duração de uma semana, que tem por objetivo preparar alguns alunos selecionados para a seletiva para a Olimpíada Internacional de Astronomia ( não posso dar mais detalhes, esse é o primeiro ano que fui convidado, e ela ainda não foi realizada).
Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)- Competição de química para alunos do 1º,2º e 3º colegial, realizada em 6 fases, sendo duas delas realizadas por outra competição, como a Olimpíada Brasileira de Química Junior(OBQJR) ou Olimpíada de (Seu Estado aqui) de Química. Para participar dela, você deve ser premiada na olimpíada de seu estado de química no ano anterior ou da OBQJR. Recomendo estudar: ( ainda estou escolhendo livros, mas) pelo livro de química do Peter Atkins e Loretta Jones – Princípios de Química. Premiação: medalha, certificado, integrar a equipe brasileira para as olimpíadas internacionais de química.
Olimpíada Nacional em História do Brasil( ainda sem sigla, espero que fique OBH- olimpíada brasileira de história )- Prova interessante, realizada em equipe e pela internet. Várias fases, os alunos tem tempo de pesquisar e perguntar a professores sobre as questões, com exceção da fase final, que é uma prova presencial, na qual o professor representante da equipe não pode participar. Premiação:medalha, certificado e certificado para a escola.
Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) - Não sei direito como é essa competição. Mais informações, aqui.
Olimpíada Internacional de Ciências Junior Brasil (IJSO Br) – Prova de física, química e biologia realizada em duas fases, ambas no segundo semestre. Podem participar alunos de todas as séries, desde que tenham 15 anos ou menos até 31 de dezembro do ano de realização da prova. Cai a matéria de 1º, 2º e 3º de física, química e biologia. Eles não cobram matéria extra. Recomendo estudar: Ler o livro de física, química e biologia do terceiro colegial da sua escola e resolver provas anteriores. Premiação: Medalha, certificado e fazer parte da equipe que irá representar o Brasil na IJSO ( International Junior Science Olimpiad) ( é muito divertida! Imagina 200 adolescentes de todas as partes do mundo no mesmo hotel?
Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)- Prova de biologia realizada para alunos do 1º,2º e 3º colegial. Prova de um nível alto, que cai matéria de 1º, 2º e 3º colegial e conteúdo extra ( normalmente visto ensino superior). Recomendam estudar: ( nunca utilizei esses livros, estou apenas repetindo o que me disseram) os livros de biologia de “Sônia Lopes” e “Amabis” e utilizar o livro “dicionário etimológico e circunstanciado de latim” para entender o radical das palavras. Premiação: compor a equipe brasileira para as olimpíadas internacionais de biologia (não, eles não premiam com medalhas ou certificados).
Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)- Olimpíada de lógica para 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) e de programação para os de 1º,2º,3º colegial, mas os do fundamental também podem participar na modalidade programação. Recomendo estudar para as modalidades de iniciação (ensino fundamental), como não da pra estudar lógica, fazer as provas dos anos passados. Para a modalidade programação nível 1 (1º e 2º colegial) todos recomendam estudar C em vez de Pascal, mas eu fiz as apostilas do site da OBI sobre pascal e consegui ser o primeiro ouro, então, particularmente, recomendo fazer as apostilas do site da OBI, a não ser que você tenha aulas de programação ou encontre alguma outra fonte boa de estudo. Para a modalidade programação nível 2, recomendo conseguir resolver vários exercícios do SPOJ e ler alguns artigos sobre programação dinâmica ( PD) e sobre grafos na programação (busca em largura, busca em profundidade, etc)
Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)- Competição de robótica subdividida em duas modalidades teóricas (Teórica e Duathlon) e uma prática. Na modalidade teórica participam alunos de 1ª a 8ª série (6º ao 9º ano). Na modalidade Duathlon participam Alunos do ensino médio que nunca tenham participado da construção de algum robô. Na modalidade prática todos podem participar. Recomendo estudar: para as modalidades teóricas, realizar as provas anteriores, pois a matriz de referência não é muito objetiva. Na modalidade prática, recomendo tentar iniciar um projeto de robótica, se sua escola não possuir um (embora seja um pouco difícil de fazer isso). Um dos melhores sites de robótica que eu já acessei, que ensina a fazer robôs, qual peça, programa, etc usar, é esse. Premiação: medalhas, certificados e os 26 melhores na fase 1 da categoria Duathlon ganham um minicurso de robótica.
International Young Phisics Tournament Brasil (IYPT Br)- Competição de física diferente, em que, no lugar de provas há “Physics Fight“, os alunos discutem os problemas em uma espécie de duelo entre equipes. Eles recebem os problemas (normalmente práticos, mas que necessita de conhecimento da teoria pra resolver) com grande antecedência para podere fazer pesquisas e experimentos. É realizada em equipes de 3 a 5 integrantes do ensino médio, podendo ser de escolas diferentes. Premiação: Medalha, certificado e integrar a equipe que irá representar o Brasil na IYPT (internacional)
Torneio Virtual de Química (TVQ)- Torneio de química para alunos do ensino médio. Duas fases são realizadas pela internet, com duração de 4 semanas (para poder pesquisar) e uma fase presencial. Premiação: medalhas, certificados e material de estudo.
Olimpíada Brasileira da Saúde e Meio Ambiente (OBSM)- Você deve fazer um trabalho sobre Saúde e meio ambiente (mais detalhes no site). Premiação: Medalhas, placas e uma viagem de 3 dias ao Rio de Janeiro.