OPM
Sobre a OPM
A OPM é a Olimpíada Paulista de Matemática que ocorre normalmente em duas fases para alunos do sexto ano do ensino fundamental até o segundo ano do ensino médio.
Os alunos poderão ser inscritos em 3 níveis diferentes, de acordo com as seguintes referências:
- Nível ALFA: Alunos matriculados no 6o e 7o anos - Ensino Fundamental
- Nível BETA: Alunos matriculados no 8o e 9o anos - Ensino Fundamental
- Nível GAMA: Alunos matriculados na 1a e 2a séries - Ensino Médio
As provas serão realizadas em 2 fases: Primeira Fase e Fase Final.
- Primeira Fase - Em cada escola participante.
Na Primeira Fase, as provas serão elaboradas pela comissão organizadora e serão aplicadas e corrigidas pelos professores de cada escola participante. Os originais das provas, as instruções necessárias para a aplicação, correção e preenchimento do relatório de desempenho de seus alunos seguirão diretamente às escolas inscritas pela Internet, para o e-mail cadastrado no Formulário de Inscrição. Cabe a cada escola reproduzir as provas em número suficiente para os seus participantes.
Não há limite para o número de participantes na Primeira Fase. Todos os alunos interessados podem participar.
Após receber de cada escola inscrita o Relatório de Desempenho dos participantes na Primeira Fase, a Comissão Organizadora irá analisá-los e então divulgará em seu site a lista de convocados para a Fase Final, sendo este o único instrumento válido de convocação.
- Fase Final - Na cidade de São Paulo, em local a ser definido.
Na Fase Final, as provas serão elaboradas, aplicadas e corrigidas pela Comissão Organizadora, e serão aplicadas na cidade de São Paulo, em local a ser definido.
Na Fase Final, cada escola poderá participar com no máximo 5 alunos em cada nível.
A cerimônia de premiação será realizada no mesmo dia da Fase Final, a partir das 16h30min.
Em todas as fases a participação dos alunos é individual e sua identidade (RG ou RG escolar) será verificada durante a prova. É permitido o uso de régua, esquadros e compasso para resolver as questões das provas. É permitido o uso de calculadora, porém não é necessário ou obrigatório (não será permitido o uso de calculadora científica ou do gênero, bem como as de telefones celulares).
Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora da OPM.